ETAPA

PUNISHER

RENAUT

Páginas

Teles Features - Punisher

Sempre gostei de ver o making off de filmes, ilustrações e animações, sempre aprendi muito com eles. Por isso, tive a idéia criar este link: Teles Features para mostrar mais sobre o processo de desenvolvimento das minhas modestas ilustrações, desde as primeiras sketchs passando pelas referências até a arte final.

Este Teles Features é de uma ilustração que fiz por ser muito fã do personagem Justiceiro. Punisher foi o meu primeiro trabalho combinando o Zbrush e o 3d max, além do photoshop.

Vamos lá...

neste tipo de ilustração, onde não tem um contrato com um cliente ou um briefing especifico, a coisa sempre começa com uma brincadeira no papel, estou desenhando o tempo todo e sempre trabalho no lapís e papel antes de ir para o computador.




Como sempre é mais agradavel (pelo menos para mim) a figura feminina, por isso, optei em fazer uma versão feminina do personagem.




A ilustração no papel foi finalizada com nanquim para conseguir o contraste que imaginava para a cena. Apartir daí fui para o computador.





A primeira coisa que fiz, foi modelar a arma, para isso fui buscar referências: Fuzil M16 americano com lançador de granadas (bem light).



Utilizei o 3dmax para modelar a arma e no passo seguinte comecei a modelar a personagem, esta foi feita no Zbrush.




O cenário:



para dar um clima sombrio e sujo como se fosse uma predio velho, um lugar punk, viz uma pesquisa de várias texturas:



na minha opinião, um trabalho de texturização bem feito, é uma das coisa mais importantes para se conseguir um resultado realista em uma ilustração 3d. Parece óbvio, mas muita gente capricha na modelagem e no render e não dá a mesma atenção para as texturas. 

Os primeiros testes de angulo e iluminação:



após a texturização da personagem no Zbrush,



o render final.



Um professor de artes plásticas uma vez me disse "o seu trabalho acaba tendo a qualidade das referências que vc emprega para fazê-lo", este assunto pode ser polêmico para algumas pessoas, pois se confunde muito usar um trabalho ou alguns trabalhos (desenhos, fotos ou filmes) como referências e plágio. Na verdade existe uma diferença clara entre uma coisa e outra.


Acho que bons trabalhos existem para influenciar outros, e é por isso que não tenho pudor em mostrar a minha influencia para esta ilustração: Tim Bradstreet.


Para quem não conhece Tim Bradstreet é um ilustrador americano que ficou conhecido principalmente pelas capas do personagem Justiceiro.



O trabalho dele é tão bom que deu uma cara nova ao conceito visual do personagem influenciando até o ultimo filme: Punisher War Zone (na minha opinião o menos ruim), o cara é f....
 
Para connhecer mais trabalhos: